Caminho pelo gelo e aprecio a vista, tao distinta da de meu país de origem quanto incrível. A sensaçao de paz é inegável.
Já está. Prossigo a viver.
Web Ring Liberal Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal |
||||
Fábio V. Barreto
José Maria e Silva desmascarando Marilena Chauí.
Ainda tem quem leve seus comentários políticos à sério. Numa situaçao como essa, está ou nao o Brasil em péssimos lençóis?
Sempre achei que o MSM cometia o pecado de exagerar as qualidades do presidente Bush. Bem, espero que depois desse artigo, essa falha seja corrigida.
Nao sou nenhum "anti-Bush", seja de qual matiz seja, mas sempre percebi essa falha do jornal: retratava Bush como um governante quase perfeito, ideal. Se a gurra contra Saddan Hussein teve seu aspecto positivo por destruir uma ditadura terrível, deve-se ter em conta, também, que Bush fez com que o governo federal americano se expandisse enormemente, aumentou os gastos de maneira astronômica e, mesmo assim, nao garantiu a segurança americana.
Claro que os opositores, também de várias matizes políticas, cometem seus exageros, comparando-o a um ditador totalitário, ou a algo próximo à Saddan. Insistências nesse ponto de vista fizeram com que eu deixasse a leitura deles um pouco de lado.
Tomara que o MSM revise mesmo seu rumo.
Assisti ontem ao polêmico episódio de Os Simpsons, ambientado no Brasil. Alguns comentários rápidos à respeito.
De fato, o capítulo contêm as bobagens imaginadas por alguns americanos sobre o Brasil, como macacos na rua, florestas em qualquer lugar, etc. Mas nada perto do estardalhaço que se criou, fazendo um incauto crer que o episódio tinha como objetivo insultar o Brasil. Mostra a pobreza de nossas favelas? Mostra. A violência urbana sempre presente? Mostra. A adoraçao pelo futebol e pelo carnaval? Sim. Mas, nao estao, de certa forma, certos nisso? Por acaso o Brasil nao é pobre e suas grandes metrópoles (Rio de Janeiro, no caso), violentas? Por quê tanta raiva quando um desenho americano mostra facetas de nossa realidade que conhecemos muito bem?
Quanto ao carnaval e ao futebol, de fato, o desenho exagera, mostrando carnaval na TV o tempo todo, além de pôr até os carregadores de malas do hotel dos Simpsons levando as bagagens dos hóspedes como se estivessem disputando uma partida de futebol. Bem, mas, dá para se sentir ofendido com isso? Só mesmo idiotas, anti-americanos e afins podem. Eu nao. Esqueceram-se de que essa imagem de "país do carnaval e do futebol" é criaçao nossa, e de que, tantas vezes, nos orgulhamos demasiado dela? Agora é agüentar. Se querem que os ianques nos vejam diferentes, nos mostremos diferentes!
"Mientras en su gira por Europa el acento del presidente electo de Bolivia estuvo en advertir a las empresas con presencia en el país andino (como la hispano-argentina Repsol YPF o la francesa TotalFina Elf) que el Estado boliviano ejercerá su derecho de propiedad sobre los recursos naturales, en China Morales cambió diametralmente de estrategia y animó a las compañías estatales a que inviertan en ese sector para tratar de modernizar la industria energética boliviana. «Se ha invitado a las empresas chinas a que, siguiendo las regulaciones bolivianas, entren en sectores como la energía, la minería o la agricultura», destacó su asesor económico, Carlos Villegas, quien compareció ante la prensa debido al cansancio de Morales."
...
"Alianza contra el «imperialismo». Según los analistas, concretar estas inversiones podría suponer una alianza estratégica entre Pekín y el nuevo Gobierno de Bolivia, que ve a países como China o India como posibles contrapesos a Estados Unidos en la economía latinoamericana. Éste ha sido el modelo empleado hasta ahora por el líder venezolano, Hugo Chávez, para romper con la dependencia de las exportaciones de crudo hacia EE UU, uno de sus mayores clientes, y a quien ahora puede amenazar con parar el suministro."
...
"No obstante, el responsable de Economía boliviano volvió a rechazar que Morales esté intentando tejer una alianza contra el «imperialismo» de EE UU, una idea que aflora de nuevo al conocerse la posible visita del presidente electo a Irán, uno de los países con actitudes más desafiantes ante Washington."
E depois tem gente que acha que o Olavo de Carvalho e o pessoal do MSM sao paranóicos.
Morales pode negar, mas sua biografia e suas declaraçoes nao. Como nao ver que tudo isso nao se trata de puro antiamericanismo ?