<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Pérolas Carnavalescas no Orkut

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Pérolas Carnavalescas no Orkut

Acabou-se o carnaval. Da minha parte, não me incomoda muito o fim da festa. Quando criança, eu gostava bastante de carnaval, brincava muito, eram dias de grande folia. Depois que cresci o carnaval ainda me agradava, mas já não tanto. Gostava da brincadeira nas praias, mas não tinha o mesmo ânimo de meus companheiros de geração. Aliás, nunca tive. Ainda hoje não consigo passar os tais 4 ou 5 dias em plena folia. Brinco nuns descanso noutros. Passar um carnaval caseiro, para mim, não é problema grande. Seria se passasse dois carnavais assim.

Bem se vê que o carnaval, para mim, não tem o caráter sagrado que possui para a maioria dos brasileiros. Mas também não é uma futilidade perfeitamente dispensável.

Na comunidade do Olavo de Carvalho no orkut, leio os seguintes comentários sobre o carnaval. Posto aqui diversas “pérolas” suas.

eu acho irado.acho um impulso de vida!quem vai na bahia sente o que é ser brasileiro. se os americanos tem seu thanksgiving day, se os franceses seu 15 juillet, nós temos o Carnaval. que reforça o vínculo com a vida.

Quer dizer que somente na Bahia sabe-se o que é “ser brasileiro”? Ceará, Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Sul não fazem parte do Brasil? Talvez o rapaz quisesse falar em “ser brasileiro” em referência ao estereótipo do brasileiro como um tipo profundamente carnavalesco, sensual, mestiço, para o qual o lazer é seu grande componente ontológico. Ainda assim sua sentença é falsa, visto tais características não serem restritas à Bahia.
Mas a coisa piora quando compara o carnaval brasileiro ao thanksgiving day ianque ou ao 14 de Julho francês (depois ele se retificou quanto à data). A diferença está no significado das festividades. Nas duas celebrações estrangeiras, festeja-se algo que tem importância crucial para a constituição de suas respectivas sociedades e, no caso francês, de importância mundial. Já o carnaval brasileiro é apenas um evasionismo popular que de forma alguma “reforça o vínculo com a vida”.

Carnaval é massa. é o camarada ceder aos impulsos vitais. é uma saturnal, um momento dionisíaco, de renovação. não somos teutônicos.

Perceberam que o rapaz celebra o facto de que muitos foliões do carnaval animalizam-se durante a festa? Será que é preciso comentar mais sobre essa bobeira?
vcs, falsos-certinhos, comportam-se como bobocas. uma coisa é brincar o carnaval, outra é ser descuidado no trânsito, não usar preservativo.por exemplo: o preservativo é condenado pela igreja católica, igreja católica é conservadora, o carnaval (nosso ramadã, embora esvaziado)é festa católica. portanto, por uma lógica muito obtusa, quem faz sexo no carnaval sem camisinha está de acordo com a igreja católica e por consequência é conservador.

Hum, me deixa ver se eu entendi: o Ramada, mês sagrado do Islã é comparável a uma festa profana como o carnaval. Logo, o carnaval (festa pagã) é tomado como católico e fazer o que quiser nele, mesmo que contrariando os mandamentos da Igreja Católica é uma postura bastante católica e conservadora.

Sem dúvida alguma, a asneira dita pelo carnavalesco já saltou aos olhos dos leitores

e a bahia tem muito de se orgulhar por ser ela que nos faz brasileiros, um brasileiro que se preze há de ir obrigatoriamente para 3 lugares: Salvador, Recife e Rio de Janeiro, ali está o Brasil. O resto é dependente cultural. Até hoje São Paulo recalca-se de Mestre Freyre não ser de lá. (claro que Buarque de Hollanda tb é fantástico, mas Freyre melhor)

De novo, o rapaz não se contêm em sua redução imbecil do Brasil, desta vez em três cidades. Fica claro que o Brasil do qual ele fala não é exatamente o Brasil concreto onde vivem e são os brasileiros, mas daquele Brasil tipo exportação, ideal para turistas do Primeiro Mundo. Um Brasil estereotipado, mas que esse brasileiro jura ser O Brasil.
Vamos todos falar tchê! ou então 'ô meu'! ou então puuuooorrrrrrta.

Falemos tal qual já falamos. Se for para mudar alguma coisa, que se respeite então a língua portuguesa. Mantenham os regionalismos, não há problema.
até milico brinca carnaval.

E daí?
o carnaval, talvez tenham esquecido de tanto brincar, antecede um período de 40 dias de jejum... ou seja: ramadã, mas o Brasileiro tem um jeito especial de ser católico, é a contribuição nacional à humanidade.

Maluquice pouca é bobagem! Essa parece ter sido a melhor!
O Ramada é um MÊS sagrado. Não conheço em detalhes o calendário islâmico, mas presumo que nele os dias sejam também na ordem de 30 ao mês, e não 40.

O “jeito especial de ser católico” dos brasileiros pode ser resumido de uma forma simples: é ser superficialmente católico, de pouco se importar com a religião, exceto em acontecimentos sociais e caso de necessidade imediata. E nem nosso catolicismo ralo nem nosso carnaval são, em hipótese alguma, uma contribuição à humanidade. São idiossincrasias brasileiras, nada mais. Não têm valor universal.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: