<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

domingo, fevereiro 11, 2007

Pérola que li na descrição duma comunidade do orkut, desta vez escrita por um fanático católico:

Adam Smith, um dos homens mais idolatrados pela Direita, causou um dos maiores males na história da humanidade. Sob seu ponto de vista econômico e capitalista, diz que "cada indivíduo procura apenas seu próprio ganho(SIC!). Porém, é como se fosse levado por uma mão invisível para produzir um resultado que não fazia parte de sua intenção... Perseguindo seus próprios interesses, freqüentemente promove os interesses da própria sociedade(SIC!), com mais eficiência do que se realmente tivesse a intenção de fazê-lo".
Adam Smith não é “idolatrado” pela direita. É admirado como o pai do liberalismo econômico. Não está isento de análise crítica.

Mas a coisa toda “melhora” quando ele condena a afirmação smithiana de que cada um persegue seu próprio ganho. Sim, meu caro, economia é assim. O advogado busca lucrar ganhando suas causas, o padeiro busca lucros com seus pães, o pescador com seus peixes, o professor com suas aulas. O benefício social aí é óbvio: Comprando do padeiro, como pães e o padeiro recebe dinheiro. Os interesses das partes envolvidas são atendidos mutuamente. Como não ver aí a promoção involuntária dos interesses da sociedade? Será que o autor de tais linhas não percebeu isso em 1 ou 2 minutos? Pelo visto, não.
Toda e qualquer empresa deve visar o bem da sociedade antes de seu próprio bem, pois essa é sua função na sociedade: produzir bens e serviços, e não lucrar com bens e serviços inferiores aos que pode produzir.

O asno que escreveu isso deveria entender que empresas não são entidades beneficentes. Não são e nem podem ser movidas por altruísmo. Os indivíduos o podem, em várias ocasiões. Mas as empresas não, pelo simples fato de que assim elas não sobrevivem.

Mas observem bem a estultice: o néscio autor da comunidade não só ignora radicalmente o que é uma empresa como ainda condena o lucro das mesmas insinuando que vivem de bens e serviços inferiores aos produzidos!!! Acaso poderia ele provar que assim acontece? Será que adiantaria mostrar-lhe o texto “Capitalismo e Socialismo” , de Olavo de Carvalho? Será que ele não sabe que empresas lucrativas são benéficas à sociedade, exceto em casos excepcionais? Pelo que vejo, as repostas à estes questionamentos são NÃO para as perguntas nº1 e n°3 e NÃO SEI para a segunda. Mas, pela indigência intelectual demonstrada pelo rapaz, devo concluir que a resposta será a mesma das outras questões.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: