<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Burrice Heraclitiana.

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Burrice Heraclitiana.

Passeando pelo scrapbook de Olavo de Carvalho, topo com a seguinte mensagem do Prof. Heráclito Barbosa:

Sr. Olavo:Lamentável sua visão estreita e simplista da obra de grandes gênios do pensamento e da filosofia como Voltaire e Nietzsche. Tudo porque foram anti-clericais...Certo está Voltaire em separar a fé e a razão. Óbvio para qualquer pensador sensato. A filosofia cristã, mais precisamente Teologia, foi contruída com a premissa de que Deus existe. Ora, se alguém aceitá-la, tudo o que for construído sobre ela pode mesmo ser logicamente correto. Mas isso não quer dizer que seja a verdade. Posso contruir uma argumentação lógica correta e rigorosa sobre uma premissa maior de qualquer natureza. Se aceitarem que a terra é quadrada, poderei construir livros e mais livros lógicamente perfeitos sobre esse absurdo...Por isso, não há como negar que a filosofia cristã não existe. Trata-se de teologia. De construção lógica apartir de um dogma da fé. Viva Voltaire !

Tonterías, como se vêem. Mas são bobagens escritas com ar educado, terno, até. Voltaire e Nietzsche foram bem menos filosóficos do que alega o prof. Heráclito. Voltaire era um retórico, literato; e Nietzsche um poeta que buscou um patamar mais alto do que podia. O professor alega que Voltaire fez bem em separar fé e razão, mas não diz porquê, nem mesmo porque é “óbvio para qualquer pensador sensato”. E segue louvando as realizações voltaireanas alegando ser a filosofia cristã “construção lógica a partir de um dogma da fé” sem, claro, demonstrar onde está o erro.
Mas o pior vem agora:

Desculpem-me os religiosos cristãos, mas o evangelho, a bíblia, foram os primeiros livros socialistas da história da humanidade. A religião cristã, seguida a risco, é um manual de socialismo mais radical do que o marxismo. "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu". Será que dá para associar bíblia com liberalismo? Claro que não ! Jesus foi o apologeta da pobreza, da resignação, do desprezo aos bens materiais. Condenava fortemente os mais abastados, os mais refinados, os melhores. Apologeta dos fracos e idiotas.

Agora o besteirol atingiu o cume!

Prof. Heráclito, o socialismo é uma ideologia gnóstica, imanentista, materialista, radicalmente antiespiritual. Nega a transcendência,o sentido da vida fora da História humana e separa os homens em redentos (proletariado e elite revolucionária) e condenados (aristocratas, burgueses, indiferentes e religiosos). É preciso ser um grande ignorante em filosofia, religião e História (ou ser mal-intencionado) para afirmar uma estultície dessas.

“Será que dá para associar bíblia com liberalismo? Claro que não !”. Pelo que se vê, ignoras grandemente o que seja o liberalismo. Faça o seguinte: pesquise o pensamento de Adam Smith, de John Locke, de Bastiat, Lord Acton ou os economistas da Escola Austríaca. Todos têm, pelo menos, uma base religiosa em seu pensamento. Os Austríacos,por exemplo, tinham suas bases filosóficas na escolástica ibérica do século XVI (o Curso Conimbricense e, mais especificamente, a Escola de Salamanca). Estaria o senhor qualificado para ensinar liberalismo para esses pensadores?
“Jesus foi o apologeta da pobreza, da resignação, do desprezo aos bens materiais. Condenava fortemente os mais abastados, os mais refinados, os melhores. Apologeta dos fracos e idiotas”. De fato, Jesus condenava a pleonexia,isto é, o apego exagerado à riqueza material. Pleonexia é parente próxima do materialismo, e este sempre foi unha e carne com o socialismo, mas só ocasionalmente com o liberalismo. Agora, é preciso ser muito, masmuito imbecil para acreditar que Jesus condenava os melhores. Muito pelo contrário, exortava às pessoas à aperfeiçoarem-se e melhorarem continuamente. Defendia os fracos e amava a todos,mesmo idiotas como o Prof. Heráclito.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: