<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quinta-feira, agosto 03, 2006

"Toda ditadura é, por definição, de esquerda."

Tal pérola foi postada pelo Giovani MacDonald em seu blog, no dia 18 de julho. Para mim,foi algo surpreendente. Sempre achei o Giovani um dos melhores, se não o melhor, blogueiro direitista brasileiro.
Claro que tal afirmação é sem pé e sem cabeça. Por acaso não foram Costa e Silva, Franco e Salazar ditadores? E direitistas? Não foram liberais, isso é verdade. Tinham em comum o nacionalismo e um conservadorismo estranho, bem diferente em cada um. Mas não se pode negar que eram direitistas e ditadores.
Alegar,como depois ele fez, de que “não é o extremismo que leva a ditadura e sim a falta de respeito à liberdade.” me soa como uma fuga do assunto central, bem como um erro. Óbvio que sem o respeito pela liberdade a ditadura se instala naturalmente, mas é difícil (aliás, quase impossível) que o extremismo admita o respeito pela liberdade. Então, como fica a coisa?
Claro que as ditaduras são más, embora possam ser benéficas em determinadas conjunturas,mas disso tratarei depois. Espero,no entanto,que o Giovani não caia mais em erro tão crasso e que seu blog continue como um dos melhores desse país.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: