<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Bruno Tolentino (1940 - 2007)

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sexta-feira, junho 29, 2007

Bruno Tolentino (1940 - 2007)

Sim, meus caros, o que já era esperado aconteceu. Nesta quarta-feira, dia 27 de Junho de 2007, às 9:30hrs, o poeta Bruno Tolentino faleceu no Hospital Emílio Ribas em São Paulo, de falência múltipla de órgãos.

Autor de poemas tensos e densos, Tolentino é um dos casos de autores brasileiros mais reputados no exterior do que no Brasil. Entre seus admiradores estão Saint-John Perse, Yves Bonnefoy, Olavo de Carvalho e Miguel Reale. Também dedicou-se ao ensaio. Foi professor de universidades como as de Bristol, Essex e Oxford.

Da minha parte, confesso que pouco o li. Mas do que vi percebi logo tratar-se de um autor em muito superior ao que estamos acostumados à ver. Por isso lamento que ele seja tão pouco conhecido dos brasileiros, ao invés dos digestivos Luís Fernando Veríssimo e Paulo Coelho. Aliás, esses dois são bastante lidos, em grande parte, justamente por isso: o brasileiro médio não que ter trabalho, que ler algo agradável para fazer a digestão. Então, deixa o Tolentino de lado e chama o LFV! Também contribui para a menor divulgação da obra do autor de O Mundo Como Ideia o facto de ser um pensador independente, que ousou criticar intelectuais e pseudo-intelectuais como Caetano Veloso, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, José Arthur Gianotti, entre outros.

É um momento de ganho e perda. Ganha o Tolentino, que agora desfruta do Reino de Deus Pai, Criador do Céu e da Terra. Perdemos nós, brasileiros principalmente, um grande escritor e um homem que muito mais poderia ter feito pelo revigoramento cultural do Brasil, mas que não o fez porque o país preferiu a mediocridade.


http://www.estadao.com.br/arteelazer/letras/noticias/2007/jun/27/134.htm

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/06/27/296538547.asp
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: