<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

domingo, março 11, 2007

Pérolas escritas por dois leitores do jornal O Globo, publicadas no dia 09 de Março, por ocasião da visita do presidente Bush ao Brasil. Não divulgarei o nome dos autores das missivas,mas ei-las, urbi et orbi:
“Gostaria de informar ao sr. George W. Bush que ele está visitando um país sem guerra e muito mais pacífico que o de onde ele vem. Favor não confundir o Brasil com Iraque ou Afeganistão. Este aparato de fechar espaço aéreo, fechar ruas, colocar canhão antiaéreo no aeroporto fechado e atiradores de elite pelo percurso, será que é para abater alguém? Somente num país em guerra!”
O Brasil é um país sem guerra? Bem, é sem guerra declarada. Mas como dizer que um país que ostenta uma taxa média de 50000 homicídios por ano; um país cujo governo protege uma entidade criminosa como o MST e onde as FARC entram quase que livremente seja um país livre de guerras e pacífico? Acorde,meu senhor! O senhor não está falando da Suíça, de Luxemburgo ou de Portugal. É do Brasil mesmo.
“O presidente Bush não foi convidado a vir ao Brasil. Não importa: Bush comunicou que vinha, e convocou Lula para entrevistar-se com ele em seu hotel em São Paulo. Avisou que não quer tratar da redução de barreiras tarifárias contra produtos brasileiros. Precisamos mesmo de tanta humilhação? E há quem reclame de anti-americanismo no Itamaraty... E que parceria é essa na produção de etanol, exatamente um de nossos produtos que têm acesso limitado ao mercado americano pela aplicação de tarifas punitivas? Só falta Lula e comitiva serem revistados pelo serviço secreto de Bush antes de serem admitidos à presença de Sua Majestade Imperial Bush II.”
Não há humilhação alguma em ele vir àqui, ô mané! Mas, diz cá uma coisa: acaso sabes como se preparam encontros entre chefes de Estado? Ao que parece não. Então,porquê não ficou calado? Ou então poderias ter feito o seguinte: ter escrito uma cartinha sucinta para o jornal dizendo simplesmente o seguinte: "O Bush vem ao Brasil e estou detestando isso! Não gosto dele."Seria muito mais honesto, não achas?
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: