<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Em Toledo

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sábado, dezembro 30, 2006

Em Toledo


Estávamos em Madrid e tínhamos uma visita de algumas horas à Toledo marcada como parte do programa. Infelizmente, atrasamos e o ônibus acabou por ir sem nós.

Conhecer Toledo estava nos nossos planos, principalmente nos meus. Não perderia a cidade por nada. Como não poderia deixar de ser, tomamos dois táxis para a estação de trem de Atocha, aquela que sofreu os ataques terroristas de 11 de Março de 2004. Muito limpa e bonita a estação, nem parecia que tinha ocorrido aquilo.

Pegamos o trem. A viagem foi curta e bastante agradável. A distância de Toledo para Madrid é de apenas 71 km. Em apenas meia hora chegamos à capital da comunidade de Castilla la Mancha. Já na estação de trem, pudemos apreciar um pouco a beleza da urbe toledana.

Começamos o passeio pela cidade. De fato, Janer Cristaldo estava certo quando disse-me que Toledo é uma cidade imperdível. Um ar ainda bem provincial e medieval, muito maior do que o de Salamanca, com uma visível mescla das civilizações cristã e muçulmana torna-a incrível.

É sabido que a visita à catedral de Toledo é imperdível. De fato, é belíssima e imponente, construída entre 1226 e 1493, às vésperas do Descobrimento do Brasil. É uma catedral gótica, tais como as de Salamanca e Colônia. Assistimos a uma missa que nela se realizava, bem como admiramos seu riquíssimo interior.

Continuamos nosso passeio. Avistamos ao longe o Alcázar, a antiga fortificação militar que, no século III, foi um palácio romano e que foi tomado pelos árabes durante a ocupação muçulmana na Península. Não pudemos apreciá-lo melhor, pois tínhamos de encontrar o resto do grupo. Aos poucos, encontramos alguns membros.
Descemos as escadarias medievais que nos conduzia à magnífica ponte (não me recordo se a ponte San Martin ou a de Alcântara) que cruza o rio Tajo (Tejo, para os portugueses) e chegamos ao ônibus do grupo. Ficamos ainda um bom tempo num restaurante próximo, apreciando gostosamente a comida do local. Depois do almoço, tomamos o ônibus e retornamos à Madrid, deixando para trás a bela Toledo, antiga capital espanhola, terra de Quijotes e maravilhas medievais cristãs e islâmicas.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: