Em Toledo
Estávamos em Madrid e tínhamos uma visita de algumas horas à Toledo marcada como parte do programa. Infelizmente, atrasamos e o ônibus acabou por ir sem nós.
Conhecer Toledo estava nos nossos planos, principalmente nos meus. Não perderia a cidade por nada. Como não poderia deixar de ser, tomamos dois táxis para a estação de trem de Atocha, aquela que sofreu os ataques terroristas de 11 de Março de 2004. Muito limpa e bonita a estação, nem parecia que tinha ocorrido aquilo.
Pegamos o trem. A viagem foi curta e bastante agradável. A distância de Toledo para Madrid é de apenas 71 km. Em apenas meia hora chegamos à capital da comunidade de Castilla la Mancha. Já na estação de trem, pudemos apreciar um pouco a beleza da urbe toledana.
Começamos o passeio pela cidade. De fato, Janer Cristaldo estava certo quando disse-me que Toledo é uma cidade imperdível. Um ar ainda bem provincial e medieval, muito maior do que o de Salamanca, com uma visível mescla das civilizações cristã e muçulmana torna-a incrível.
É sabido que a visita à catedral de Toledo é imperdível. De fato, é belíssima e imponente, construída entre 1226 e 1493, às vésperas do Descobrimento do Brasil. É uma catedral gótica, tais como as de Salamanca e Colônia. Assistimos a uma missa que nela se realizava, bem como admiramos seu riquíssimo interior.
Continuamos nosso passeio. Avistamos ao longe o Alcázar, a antiga fortificação militar que, no século III, foi um palácio romano e que foi tomado pelos árabes durante a ocupação muçulmana na Península. Não pudemos apreciá-lo melhor, pois tínhamos de encontrar o resto do grupo. Aos poucos, encontramos alguns membros.
Descemos as escadarias medievais que nos conduzia à magnífica ponte (não me recordo se a ponte San Martin ou a de Alcântara) que cruza o rio Tajo (Tejo, para os portugueses) e chegamos ao ônibus do grupo. Ficamos ainda um bom tempo num restaurante próximo, apreciando gostosamente a comida do local. Depois do almoço, tomamos o ônibus e retornamos à Madrid, deixando para trás a bela Toledo, antiga capital espanhola, terra de Quijotes e maravilhas medievais cristãs e islâmicas.
<< Home