<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Em Madrid

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Em Madrid

Passamos há pouco pelo Natal. Recordei-me do Natal passado. Ia de Fátima à Madrid. Na capital espanhola passei minha noite natalina. Não foi boa, salvo por minha família. Melhores foram os dias seguintes.

Em Madrid tínhamos um jantar num restaurante marcado pela companhia de turismo. Péssimo restaurante. Péssimo jantar. Some-se a isso o fato de que, por ser noite de Natal, tudo em Madrid estaria fechado. Portanto, nada de lugares para visitar, nem para comer. Isso causou uma má impressão da capital espanhola entre algumas pessoas.

Uma pena. Inútil impressão. Como pudemos constatar nos dias seguintes, Madrid é uma cidade exuberante, lindíssima, que nada fica a dever à Paris, Berlin ou Amsterdã. Para mim, foi maravilhoso passear por suas enormes avenidas, desfrutar de sua rica decoração de fim de ano, ver suas plazas e monumentos.

Madrid é a capital da Espanha desde o ano de 1561, quando o rei Felipe II transferiu-se para lá, saindo de Toledo. Com exceção de um breve período em que a capital foi transferida para Valladolid (1601-1606), além de ter sido capital Valência nos últimos momentos da Guerra Civil Espanhola, Madrid desde esta data é o grande centro político do país. Foi escolhida por sua posição central no mapa espanhol, mostrando o desejo centralizador de Felipe II. Com o passar dos séculos, tornou-se uma cidade de beleza incrível, que está ainda a acontecer.

Não vejo como alguém não pode maravilhar-se ao ver o Palácio das Comunicações, a Fonte de Netuno, a Plaza de España, a Torre de Madrid, o Museu do Prado, o Museu Rainha Sofia, a Puerta de Alcalá, a Puerta del Sol, o monumento à Alfonso XIII junto à fonte do Parque do Retiro. Tudo isso sem falar, claro, no Palácio Real (casa da família reinante espanhola, embora esta resida de fato no Palácio da Zarzuela), na Catedral de la Almudena de Madrid (em frente ao Palácio Real. Nesta catedral casaram-se o Príncipe Felipe e D. Letizia) e, é claro, na enorme Plaza Mayor de Madrid, muito bela e bem maior do que a salmantina. Nem mesmo as 90 obras em andamento do polêmico prefeito da cidade, segundo disse-nos nosso taxista, estragou o espetáculo de nossa gira madrilenha.

Durante o tempo em que aí estivemos, fizemos uma visitinha à Toledo.Mas isso é assunto para outro post.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: