Camus,cult?
Postei na comunidade "ODEIO KARL MARX" aquela mesma passagem de O Homem Revoltado, onde Camus fazia uma análise do marxismo, que havia publicado por aqui em março. Depois de um monte de respostas com uma pequena arenga com dois participantes que nada comentaram o texto,provoquei minha principal contestadora na comunidade a refutar o grande escritor franco-argelino. A resposta foi um primor:
"EU NÃO REFUTAR NINGUEM PQ NÃO TENHO BAGAGEM TEORICA .. SO APONTO CRITICAS AQUILO Q LEIO E CONHEÇO A OBRA.. NÃO E O CASO! TB NÃO FICO ATRAS DE ESCRITORES Q ESCREVEM PRODUÇOES "ALTENATIVAS" POIS ELAS NUNCA EMBASAM PENSAMENTOS DE FORMA COERSA! MAS PARA VC Q GOSTA É VALIDO!! PARABENS E CONTINUE SUAS LEITURAS!"
Descontando o português ruim, choquei-me com a afirmação: Camus, um autor alternativo!!! A moça, que várias vezes posou de intelectualizada, grande conhecedora do assunto, simplesmente desconhece um dosmelhores ficcionistas e ensaístas do século XX, homem celebrado e odiado por seu livre-pensamento, e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1957 (o segundo mais jovem à ser assim galardado, depois de Rudyard Kipling).
Incrível isso! Ela nem se deu ao trabalho de pesquisar na internet sobre quem foi Albert Camus. Para fugir à minha cobrança, colou nele o rótulo de "cult" e, de quebra, o tachou de fonte não-confiável. Gostaria de saber como se pode julgar um autor ao qual se desconhece.
Não tive dúvidas. Minha resposta:
"Camus,um dos maiores intelectuais do século, "alternativo"??? De fato,vc não tem mesmo muita bagagem teórica. "
<< Home