<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Olavo e Janer, ainda!

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Olavo e Janer, ainda!


Ainda dá muito o que falar o pequeno artigo reprovatório de Olavo de Carvalho à Janer Cristaldo. Sem muitas delongas, dou logo minha opiniao, mais explicitamente do que o fiz dias atrás: Olavo está certo, pois Janer tem se mostrado ridículo quando trata de religioes, enxergando perseguiçoes onde simplismente elas nao existem. Isso sem falar sobre comentários deveras toscos sobre temas importantes como a vida pós-morte (o artigo que ele publicou no MSM é extremamente sofrível!). Mas acho que o Olavo poderia ir mais fundo, mesmo que isso custasse um bate-boca com Janer, mostrando com mais detalhes como os argumentos do Cristaldo nao têm fundamento.
Bem, passemos agora ao quem mais me interessa, que é comentar a reaçao dos fas de Janer Cristaldo à resposta olaviana. Digo, de modo geral, que beiram à insanidade e à intolerância, percebendo até um bocado de burrice em gente que supunha inteligente. Colho aqui, meio que à esmo, algumas missivas de apoio ao jornalista gaúcho, com um breve comentário meu. Reservo-me no direito de indicar os autores pelas iniciais:
Ferido na fé, o homem apenas bravateia contra aquele a quem considerava um aliado e descobriu um livre-pensador. Coisas da vida..
(C.)
Bravateia? Olavo faz uma crítica, um tanto leve, e isso é bravata? Nao me parece que Olavo visse Janer como "um aliado", no sentido de "seguidor", segundo o missivista, mas como alguém inteligente num meio tao corrompido como o brasileiro.
Desculpe-me o palavrão, mas estamos nesse mundo de “merda”, de mentirinha, de promessas pós-morte em troca da entrega da vida real a mais de 2 mil anos por causa de quem? Do Lula que não é!
(P.F.)
Quer dizer que o cristianismo é o culpado pelos males do mundo? Quer dizer que o socialismo, o nazismo, a fome, a degradaçao da educaçao, a corrupçao política, os planos para um gerenciamento mundial sao obras cristas? Isso beira ou nao à insanidade?
A esquizofrenia de Olavo de Carvalho choca mas não surpreende; afinal, seus pendores autoritários e sua ortodoxia religiosa incomparável não constituem novidade. Como discutir racionalmente com alguém que se escuda no "Altíssimo"?
(P.)
Criticar alguém é ter "pendores autoritários"? É, para pessoas que acham que homens de fé devem ouvir calados todos os ataques que lhes sao feitos, por mais sem fundamentos que o sejam. "Ortodoxia religiosa imcomparável"? Acho que esse senhor superestima o espírito religioso do Olavo...
Já me intrigava - e acho que a outros leitores também - que você conseguisse publicar seus textos num reduto infestado de religiosos. Uma gente que insiste em querer moldar o mundo de acordo com o que suas vistas - cauterizadas pelo excesso de luz religiosa - lhes mostram.
(F.L.)
"Moldar o mundo segundo sua imagem e semelhança"? Isso é coisa de gnósticos, nao de cristaos. "Cauterizadas por ecesso de luz religiosa" foi risível,hehehe...
De acordo com o Sr. Olavo o espaço do MSM não deveria ser desperdiçado com futilidades odientas, sem pé nem cabeça. Odientas? E quanto ao artigo dele? Ali sim, pude ver ódio. Embora eu seja cristão e acredite em Deus, não me incomoda o fato de ler em seus artigos - talvez pelo fato de não ser fanático - críticas ao cristianismo
(G.V.)
Ódio? Aquele pequeno artigo que criticava Cristaldo de maneira justa no entanto superficial era ódio? Será que esse senhor sabe o que é ódio? Pelo visto, nao. Aliás, é interessante um cristao aplaudir os insultos que se fazem contra o cristianismo e se exaltar tanto quando alguém o defende.
Parece que o sr. Olavo de Carvalho deixou cair sua máscara: tolerantesomente quando a crítica é contra os aqueles qUE não se encaixam em suavisão de mundo.Como bem lembrado pelo sr. Cristaldo, Olavo de Carvalho defende aLiberdade de expressão no caso de ataques a religiões fora do padrão"santo" do cristianismo - mesmo que a crítica, como no caso de Macedo,seja de uma seriedade patética.
(E.)
Existe uma enorme diferença entre uma crítica e uma sentença judicial. A segunda nao é um debate de idéias, é uma decisao que impoe sançoes contra alguém. Isso aconteceu no caso do bispo Edir Macedo, e sua liberdade de expressoao foi violada. A liberdade de Janer foi violada pela crítica do Olavo? Janer pode ser preso ou coagido a pagar uma multa por aquilo?
Acho que já basta. Nao tenho mais tanto tempo e isso já me enjoa. Enjoa-me a burrice. Estou poupando os leitores de cartas ainda piores. que as quiser conferir, que leia o blog do Cristaldo. Da minha parte, paro por aqui.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: