<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quinta-feira, outubro 14, 2004

Não raras vezes, a internet é o saco onde se depositam pérolas, como esse trecho de uma carta enviada ao Mídia Sem Máscara:

"Israel é um estado teocrático judeu, assim como os EUA são um estado teocrático cristão e o Irã é um estado teocrático islâmico. Enfim, em maior ou menor grau são farinhas do mesmo saco."

A carta não é texto que preste, mas essa parte chamou minha atenção pelo ridículo: Israel e EUA, Estados teocráticos!
Ora, o que caracteriza um Estado teocrático é o fato de que tanto os governantes quanto as instituições jurídico-políticas atuam com dons e carisma supostamente divinos. Nas teocracias, os governantes são sempre membros do clero pertencente à religião predominante e as leis são elaboradas com base em escritos religiosos. Às vezes, chegam mesmo a serem cópias desses. Nas teocracias não há liberdade religiosa; a vida nacional subjuga-se às regras da religião predominante.
Pelo sucinto esposto, vê-se claramente o absurdo que há em chamar os EUA e Israel de teocracias. Os dois países admitem liberdade religiosa e suas lei não dependem do que diz o Torá ou a Bíblia. Nesses dois países há, inclusive, grupos ateístas, secularistas, que combatem a presença da religião na vida das pessoas, relegando-a, quando muito, a um conceito vago na alma da população. O Irã sim, é uma teocracia. O assunto é vasto e tratarei dele mais pormenorizadamente em momento mais oportuno.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: