<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sexta-feira, março 16, 2007

Se você é um conservador, você acha que um cidadão não tem o direito de contratar outro para matá-lo (muito menos para matar um terceiro), porque a vida é um dom sagrado que não pode ser negociado. Mas, para o liberal, nada existe de mais sagrado que o direito de comprar e vender – a própria vida inclusive: se você acha que sua vida está um saco e quer contratar um profissional para dar cabo dela, nem o Estado nem a Igreja têm o direito de dar nisso o menor palpite. Já se quem está enchendo o saco é o seu bebê anencéfalo, a sua avó senil ou o seu tio esquizofrênico, eles não têm capacidade contratante, mas você tem: caso tenha também o dinheiro para pagar uma injeção letal e o enfermeiro para aplicá-la, nada poderá impedir que os três chatos sejam retirados do mercado mediante os serviços desse profissional. Curiosamente, não conheço um só liberal que atine com a identidade essencial de contratar um enfermeiro para dar uma injeção nos desgraçados, um pistoleiro para lhes estourar os miolos ou uma motoniveladora para reduzi-los ao estado bidimensional. Quando dizem que consideram a primeira alternativa mais “humana”, não percebem que estão apelando a um argumento conservador e limitando abominavelmente a liberdade de mercado.
Este artigo de Olavo de Carvalho deu bastante o que falar pela internet. De fato, ele parece-se, à primeira vista, de uma incoerência sem tamanho, visto o fato de que o autor é um defensor e propugnador conhecido do liberalismo político-econômico. Mas a questão explica-se:
Para entender o texto, é necessário compreender o sentido dos termos usados por Olavo. E, ao leitor mais atento, ficou claro que o que o filósofo denomina aí de “liberais”, na realidade, aplica-se apenas a um restrito grupo de adeptos do liberalismo: são os liberais economicistas, aqueles para os quais a liberdade de mercado é o valor supremo a ser defendido. Para estes, nada mais sagrado do que a propriedade privada, a liberdade de contratar, bem como nada mais abominável do que os impostos e restrições legais. Definitivamente, não estou entre estes.
E por “conservadores”, o Olavo denomina não aqueles adeptos de uma rígida ordem imutável, aqueles ranhetas avessos à quaisquer inovações, ainda que para isso tenham de lançar mão de métodos autoritários. Ele fala dos conservadores que entendem que a liberdade econômica é parte da liberdade humana, e só bem funciona quando fundamentada em valores maiores de dignidade humana e respeito ao próximo. São os liberais-conservadores, aos quais me incluo.
Dito isto, creio que o artigo está esclarecido.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: