<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Cristaldo e o Casamento Católico

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quarta-feira, março 14, 2007

Cristaldo e o Casamento Católico

“Para começar, para um católico o casamento é uno e indissolúvel. Um católico não pode divorciar-se. Se se divorciou, é porque já não aceita a Igreja nem seus sacramentos. Isto é, está fora da comunidade cristã. Por outro lado, como pode um papa negar o direito a uma segunda chance a quem fracassou no primeiro casamento? As pessoas que se divorciam têm em geral a esperança de encontrar um novo parceiro”.

Essa pérola de Janer Cristaldo foi proferida em virtude do novo documento do Papa Bento XVI, no qual o pontífice romano condenava o segundo casamento dos divorciados como “uma praga social”.

A falácia, ou má-fé, de Janer Cristaldo percebe-se nas primeiras frases. De facto, a Igreja Católica veda aos seus fiéis o divórcio, excepto em circunstâncias muito especiais. No entanto, ao divorciar-se, o católico não deixa ipso facto a Igreja de Roma, pelo simples motivo de que nem esta nem seus mandamentos resumem-se na questão do matrimônio insolúvel. Menos ainda “está fora da comunidade cristã”. Da comunidade cristã estão fora os não-cristãos e os excomungados.
Como o Cristaldo cometeu tal erro? Bem, quem o acompanha percebe nele um anticristianismo feroz, especialmente anticatólico. Não raro os acusa de fanáticos, ignorantes e intolerantes. Ora, sinceramente, tudo isso está mais para aqueles que pensam que o divorciado está por isso expulso da ICAR, que o catolicismo é apenas a Inquisição ou que o culto cristão da cruz demonstra um culto do macabro e da morte.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: