<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Pet Shop (Red) Boys?

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sexta-feira, agosto 11, 2006

Pet Shop (Red) Boys?


Bisbilhotando esse post do meu colega dos Blogs Coligados, Marcos Boldrini, soube que o Pet Shop Boys fizeram um clip de seu hit Go West, de 1993, onde marcham para o Oeste rumo à uma vida mais bela, livre e feliz. Pois bem, a tal partida para o Oeste se dá, mas o que se vê, na verdade, é a expansão do comunismo para o Ocidente!
Utilizando uma série de ícones soviéticos (a estrela vermelha,soldados marchando com a bandeira rubra, imagens esculpidas em relevo de Lênin), eles passam a idéia messiânica de grandeza no futuro socialista,onde “Life is peaceful there/ In the open air/ Where the skies are blue/ This is what we're gonna do”. Nem a Estátua da Liberdade escapa: foi toda pintada de vermelho. A identificação entre socialismo e felicidade é nítida se se cola a letra da música com o vídeo.
Não creio que os Pet Shop Boys tenham lá uma boa formação político-filosófica. Mas é um grupo pop que vive da sociedade capitalista moderna da qual escarneceu no clip e isso me surpreende. Vá lá entender...
É lamentável. O fato de fazerem um punhado de músicas legais não os desculpa do fato de terem apoiado,ainda que apenas num clip, um regime totalitário,ainda mais o pior de todos, como o comunismo. Não adiantam as belas imagens de computador com Neil Tennant apontando para as maravilhas do novo mundo socialista em que tudo será mais belo, pois sabemos que esses caminhos e escadas não nos conduzem à felicidade terrena,mas sim à distopia, ao empobrecimento, à opressão e à aniquilação civilizacional.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: