Pet Shop (Red) Boys?
Bisbilhotando esse post do meu colega dos Blogs Coligados, Marcos Boldrini, soube que o Pet Shop Boys fizeram um clip de seu hit Go West, de 1993, onde marcham para o Oeste rumo à uma vida mais bela, livre e feliz. Pois bem, a tal partida para o Oeste se dá, mas o que se vê, na verdade, é a expansão do comunismo para o Ocidente!
Utilizando uma série de ícones soviéticos (a estrela vermelha,soldados marchando com a bandeira rubra, imagens esculpidas em relevo de Lênin), eles passam a idéia messiânica de grandeza no futuro socialista,onde “Life is peaceful there/ In the open air/ Where the skies are blue/ This is what we're gonna do”. Nem a Estátua da Liberdade escapa: foi toda pintada de vermelho. A identificação entre socialismo e felicidade é nítida se se cola a letra da música com o vídeo.
Não creio que os Pet Shop Boys tenham lá uma boa formação político-filosófica. Mas é um grupo pop que vive da sociedade capitalista moderna da qual escarneceu no clip e isso me surpreende. Vá lá entender...
É lamentável. O fato de fazerem um punhado de músicas legais não os desculpa do fato de terem apoiado,ainda que apenas num clip, um regime totalitário,ainda mais o pior de todos, como o comunismo. Não adiantam as belas imagens de computador com Neil Tennant apontando para as maravilhas do novo mundo socialista em que tudo será mais belo, pois sabemos que esses caminhos e escadas não nos conduzem à felicidade terrena,mas sim à distopia, ao empobrecimento, à opressão e à aniquilação civilizacional.
<< Home