<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Eduardo Levy: A Memória do Futuro, o Futuro do Brasil e o de Todos Nós

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quinta-feira, junho 02, 2005

Eduardo Levy: A Memória do Futuro, o Futuro do Brasil e o de Todos Nós

O Eduardo Levy, meu amigo de BH e ótimo blogueiro, escreveu ontem, 01 de Junho de 2005, sua Minha Auto-biografia, Página 16, um relato fictício feito por ele mesmo, na velhice, recordando-se de sua juventude, seu amor pela Rafa, suas homéricas discussões filosóficas, religiosas, e principalmente políticas.
Lembra-se de seus acirrados embates com os esquerdistas e suas discussões mais ponderados com conservadores e liberais. Recorda-se de seus amigos, que he oferecera ajuda nos mais diversos momentos, entre os quais a Bianca Bermúdez, a Mariana Hiaya e o autor dessas linhas mal traçadas que vos escreve (Valeu por ter se lembrado de nós Eduardo! Você é demais!). Recorda-se de tudo o que todos nós vivemos nesses tempos, mais precisamente os dias de hoje.
Encerra o post com a terrível constatação de que os erros que os brasileiros cometeram ao não se oporem ao crescimento desmesurado do Estado; ao elegerem sempre os piores e menos capacitados para comandarem o país, fato que teve a eleição de Lula como um marco decisivo; ao abraçarem o tolo nacionalismo anti-americano; infelizmente, rendeu frutos: o Brasil continua sendo um país pobre, uma republiqueta de banana que se acha a grande promessa do futuro, um país inculto, mas que se crê culturalmente o máximo. É motivo de piada nos EUA e na Inglaterra, onde então reside nosso memorialista.
De tudo isso, pelo menos uma coisa pode ser dita como integralmente bem-afortunada: Levy descobre o amor por Rafa, e nesse amor vê o enorme valor e a esplêndida maravilha da vida. É esse amor que lhe dá um norte, um sentido para sua agitada existência. É ele, juntamente com a valorização da família, da paz conjugal e da serenidade da velhice que fazem com que o fim da vida terrena de nosso amigo seja feliz e tranqüilo, depois que, por obra da imbecilidade coletiva reinante no país, seus (e nossos) ideais políticos permanecem marginalizados, sem qualquer esperança de serem concretizados. De fato, é triste ver seu país afundar econômica, política, social, cultural e espiritualmente, denunciar isso sem cessar, mostrar o caminho para a superação dessas mazelas e ver tudo isso cair em ouvidos moucos, ver que não se chegou a resultado algum e o país continua a avançar no caminho à barbárie, seguir na estrada macabra da decivilização.
Talvez esse seja o destino do Brasil, mas como saber? Só o tempo o dirá.
Quanto a mim, espero que quando eu e todos os que ele citou chegarem à velhice, não sejam tão melancólicos, tão pessimistas quanto ao estado brasileiro de coisas, mas possam dizer: "eu estava e ainda estou do lado da verdade e, embora ela tenha sido negada e escamoteada, ela prevaleceu. Finalmente, o Brasil tornou-se um país melhor!”.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: