<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Valeu a Pena?

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

segunda-feira, maio 30, 2005

Valeu a Pena?

Artigos como esse de Patrick Buchanan fazem-me refletir: valeu a pena invadir o Iraque e derrubar Saddam Hussein? Claro que a ditadura de Hussein era intolerável. Claro que a guerra não pode ser comparada, como muitos fizeram, com o ataque alemão à Polônia em 1º de setembro de 1939. Claro que agora abra-se para o Iraque a perspectiva de um futuro com mais liberdade e democracia. Mas este é o ponto. Será que os iraquianos estão preparados para a democracia? Será que, aliás, os povos árabes poderão construir em seus respectivos países regimes democráticos seguros? Será que por lá a democracia não servirá, basicamente, para que grupos terroristas e autoritários continuem governando os povos islâmicos?
Não pretendo responder aqui e agora nada de maneira taxativa, mas creio que, infelizmente, sim. Tão cedo, pelo menos, não veremos os árabes desfrutarem de liberdade, nem de democracia, nem de paz. Ao que parece, não têm condições culturais e sociais para esse tipo de regime político. Talvez um dia as terão, mas esse dia virá? É uma pena não poder responder isso. O mais é esperar para ver.
E o pior é que a tirania por lá pode significar guerra e crises por cá.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: