<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Sete Questões Sobre Leitura

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sexta-feira, maio 20, 2005

Sete Questões Sobre Leitura

Esse é o questionário da hora na blogosfera. Eu creio que o primeiro blog em que o vi foi o do famoso Alexandre Soares Silva, e já está se espalhando. Ao que consta, é de autoria do lusitano Rua da Judiaria.

1. Não podendo sair do "Fahrenheit 451", que livro quererias ser?

Nem li o livro, nem vi o filme. Sinceramente nunca pensei em ser um livro. Se pudesse escolher, talvez seria algo como As Flores do Mal, do Baudelaire;ou algum livro de Fernando Pessoa, Cruz e Sousa, Camilo Castelo Branco, Camões, Eça de Queirós. Já de para perceber que sou lusófilo, né? (risos).Talvez até mesmo algum livro do Olavo de Carvalho.

2. Já alguma vez ficaste perturbado/apanhado por uma personagem de ficção?

Sim, já. Alguns personagens literários que me marcaram bastante foram Dante na Divina Comédia; Bentinho de Dom Casmurro, do mestre Machado de Assis; Hamlet, da peça homônima de Shakespeare (provavelmente a melhor de todas as obras do Bardo) e, impossível de faltar, Werther, do mestre Goethe, principalmente pelo momento pelo qual passava minha vida, naquele ano que agora já faz parte do arquivo de minha biografia.(Disso eu falo qualquer dia. Talvez).
Quando eu estava no colégio, os personagens da ficção, assim como a poesia, mexiam mais comigo. Agora na faculdade nem tanto. Estou tentando mudar isso.

3. O último livro que compraste?

O último livro que comprei foi Casei com um Comunista, um romance do Philip Roth. Eu nunca li esse autor (que aliás, lançou no ano passado um livro polêmico, The Plot Against America, ainda sem edição no Brasil), mas já vi esse livro nas livrarias há alguns anos e queria comprá-lo. Faz muito tempo que não o via. O comprei numa livraria aqui perto de casa. Trata de um judeu comunista que, não obstante a isso, passa a buscar a burguesia como forma de ascender socialmente. Para tanto, casa-se com uma estrela do show bussiness. É aí que os conflitos afloram com toda força. Vale lembrar que a história se passa durante o macarthismo. A trama se desenvolve toda em torno da traição. Pelo menos é isso que diz a orelha do livro. Se quiser uma descrição mais aprimorada, leia o livro!

4. Os últimos livros que leste?

Bem, os 2 últimos que li foram A Casa das Belas Adormecidas, de Yasunari Kawabata; e As Seis Lições, de Ludwig von Mises. Não conhecia o Kawabata; resolvi lê-lo depois de ler, pela revista Época, que os livros dele estavam sendo lançados aqui, que era bom, tinha ganho o Nobel e coisa e tal. De fato, ele escreve muito bem, mas não achei a narrativa lá essas coisas todas (depois posto o porquê). Sua prosa lírica é muito agradável. Já o Mises me surpreendeu muito. Abordando temas como capitalismo, socialismo, inflação, intervencionismo estatal, entre outros, ele fez uma análise interessantíssima e de grande inteligência sobre política econômica e liberdades individuais. Embora sua análise tenha caráter abstrato (ou seja, não se prende a um caso específico, mas sim à natureza dos temas), suas Lições são valiosíssimas para o Brasil. Sinceramente, esse livro revigorou minha alma, superou minhas espectativas. Foi melhor até mesmo do que O Caminho da Servidão, do Hayek. Mas é bom ter em vista que essa é um livro menor no conjunto da obra de Mises. Logo lerei sua obra prima: Ação Humana. Um Tratado de Economia. Ambos foram publicados aqui no Brasil pelo Instituto Liberal. Esse terminei de ler hoje, ao passo que A Casa das Belas Adormecidas terminei ontem à noite. Mises começou logo depois de Kawabata.

5. Que livros estás a ler?

No momento, depois de terminar essas duas pequenas leituras acima citadas, estou lendo apenas História da Filosofia- Vol. I, do Giovanni Reale e do Dario Antiseri. Esse volume trata da filosofia antiga e medieval. É maravilhoso! Mas, por algumas razões, estou há alguns dias sem lê-lo. Prefiro o fazer com calma, embora ele não seja pesado. Também estou lendo L’étranger, de Albert Camus. É verdade que comecei há pouco e li só 1 página, mas, que é que tem?

6. Que livros levarias para uma ilha deserta?

O livro ideal para uma ilha deserta, é claro, seria um manual de sobrevivência na natureza. Ou então um manual para fazer barcos, diria Chesterton! (risos). Bem, descartando-se essas hipóteses, alguns dos livros de poesia da primeira pergunta. Além da Bíblia, pois, como minha chances de sobrevivência são bem pequenas, além do desconforto causado pela ausência de companhia, seria uma oportunidade ideal para me aproximar mais de Deus. E preciso tanto disso!

7. Quatro pessoas a quem vais passar este testemunho e por quê?

Bem, eu não pensava em passar esse testemunho a ninguém. Pretendia deixá-lo aqui para que meus poucos leitores possam lê-lo e copiá-lo caso queiram. Mas, pensando bem, mandarei para minha querida amiga Roberta Febran, que é inteligentíssima, talentosa e um doce de pessoa e para meu amigo Jorge Nobre, um dos blogueiros mais combativos e satíricos da blogosfera destra, por sua cultura, perspicácia e sarcasmo. Tenho em mente outros nomes, como o Nemerson Lavoura, mas ainda vou pensar sobre o assunto.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: