<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Pela Blogosfera de Direita

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quinta-feira, maio 19, 2005

Pela Blogosfera de Direita

Estava há pouco lendo esse post passado do Dream Destiny e o achei bastante pertinente, razão pela qual pretendo comentá-lo aqui.
Já faz um certo tempo que tenho notado na blogsfera de direita uma certa transformação, uma metamorfose de certa extensão, a meu ver nada favorável e que exatamente por isso deve ser combatida o quanto antes, caso ainda tenhamos alguma esperança nos blogs de direita.
Surgidos num meio cultural francamente adverso, os blogs de direita (e por tal ditos os defensores das idéias liberais e conservadoras, com todas suas nuances) são a expressão de ideais relegados ao underground pelos meios educacionais, culturais e midiáticos dominantes no Brasil. E que ideais são esses? As liberdades individuais como fundamento indispensável de uma ordem social justa e saudável; o repúdio ao totalitarismo estatal; a defesa da economia de mercado; a apologia aos valores tradicionais da civilização judaico-cristã ocidental; crítica à centralização política imperante no Brasil; adversária do populismo, da demagogia, bem como do anti-americanismo corrente nesse país. Tudo isso, grosso modo, constituía as bandeiras desses blogs. Constituía. Conjuguei o verbo corretamente.
Isso parece se tornar coisa do passado, e de fato acontecerá se algo não for feito. De um tempo para cá, têm se visto certa irrelevância em posts e caixas de comentários, com a repetição de clichês ad nauseaum; diminuição de investigações mais profundas sobra questões políticas, econômicas e culturais, acompanhadas pela leitura dos clássicos nessas respectivas áreas. Afinal, o que houve?
Longe de mim encerrar tal questão. Mas creio que se dá por um certo desgaste quando se lê sempre sites semelhantes. Tal é natural. Também deve ser considerado a maneira um tanto apressada que uns (incluindo esse que vos escreve) com que postam muitos, o que compromete a profundidade do trato dos temas e favorece distorções e equívocos.
Então, que fazer? Como solucionar o problema?
Confesso ser irresistível para mim raciocinar sobre um problema sem pensar em sua solução, mas creio que está mais do que na hora de nos preocuparmos¹ mais com qualidade do que com quantidade de posts. Além, é claro, de evitar simplesmente repetir o que se vê em sites semelhantes. Indispensável, também, um retorno aos princípios originais e, sem dúvida, de criatividade.
_____________
¹ Sim, nós, claro! Por que deveria eu me excluir dessa crítica se me enquadro entre os criticados, embora faça parte da blogosfera há quase 9 meses, enquanto muitos nela estão há alguns anos?
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: