<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Olavo de Carvalho na Revista Atlântico

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sábado, março 01, 2008

Olavo de Carvalho na Revista Atlântico

No fim de janeiro decidi comprar o número do mês da revista Atlântico, uma revista portuguesa de debates culturais. Busquei-a, basicamente, porque sabia que o Pedro Sette Câmara havia publicado um artigo nela. Um bom artigo, sobre a CPMF, como vi depois. Mas checando o índice, vi que havia uma entrevista...ao Olavo de Carvalho! Fiquei surpreso e feliz. E mais feliz fiquei ao lê-la. O Bruno Garschagen fez uma bela entrevista, que eu compartilho com vocês. Aí vão uns trechos:
O que é e há quanto tempo desenvolve os estudos sobre a mente revolucionária?
É uma longa história. Esse estudo surgiu da confluência mais ou menos acidental de duas investigações independentes que eu vinha desenvolvendo desde os anos 80. A primeira diz respeito às definições de direita e esquerda. Por um lado, havia uma tendência, na mídia e nos debates públicos em geral, de minimizar ou até negar explicitamente a diferença entre direita e esquerda. Essa tendência tornou-se ainda mais forte depois da queda da URSS. Por outro lado, a esquerda assumia cada vez mais orgulhosamente sua identidade, ao mesmo tempo em que a sua influência política se tornava cada vez mais dominante. A direita, por seu lado, se encolhia numa timidez abjecta, negando sua própria existência, escondendo-se sob o rótulo de “centro” e copiando cada vez mais o vocabulário e a forma mentis da esquerda.
......................................
Denomino paralaxe cognitiva o deslocamento, às vezes radical, entre o eixo da construção teórica de um pensador e o eixo da sua experiência humana real, tal como ele mesmo a relata ou tal como a conhecemos por outras fontes fidedignas. Raro e excepcional na Antiguidade e na Idade Média, esse deslocamento começa a aparecer com frequência cada vez mais notável a partir do século XVI, dando a algumas das filosofias modernas a aparência cómica de gesticulações sonambúlicas totalmente alheias ao ambiente real em que se desenvolvem.
.......................................
O salazarismo foi uma estranha mistura de conservadorismo cristão com elementos extraídos do fascismo, o qual é, sem a menor sombra de dúvida, uma ideologia revolucionária. A característica das ideologias revolucionárias é ter um “projecto de sociedade”, em vez de respeitar a sociedade existente e tentar aperfeiçoá-la na medida modesta das possibilidades humanas e com a cautela que a prudência recomenda.
.....................................
Fico contente em ver um intelectual do porte de Olavo de Carvalho ter a oportunidade de ser ouvido noutro país. Espero que ele seja cada vez mais divulgado mundo afora.

Marcadores: , ,

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: