<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Um esclarecimento sobre Janer Cristaldo

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

segunda-feira, outubro 29, 2007

Um esclarecimento sobre Janer Cristaldo

Decerto soou estranho o meu comentário à respeito de Janer Cristaldo, feito no dia 19 de Outubro. Afinal de contas, não já indiquei tantos artigos dele por aqui? Já não o tive como um autor que gostaria de conhecer pessoalmente? Já não me correspondi tanto com ele, fezendo elogios e pedindo dicas sobre livros e lugares para onde viajar?

Sim, tudo isso é verdade. Mas não menos é verdade que vivo em mudança, em processo de amadurecimento e, desta forma, minha percepção das prioridades aumenta, bem como a distinção mais realista das coisas.

Na medida em que o li, vi que, na verdade, ele é bem menor que que me pareceu antes. Vi-o dizer tolices para sustentar suas preferências, bem como ataques tolos à autores muito melhores do que ele, como Machado de Assis, Olavo de Carvalho, Miguel Reale e o Mário Ferreira dos Santos (quanto ao MFS, ele negou ser ele um filósofo baseado no facto de nunca ter visto alguém o chamar de filósofo, bem como na leitura de um livro menor dele, do qual ele mesmo nem sequer se lembra do título!).
Como se isso não bastasse, ainda mostrou-se um ateu fanático, capaz de dizer as maiores barbaridades para atacar as religiões (lembremos do caso de Maimônides, ou de quando ele diz que um filósofo, um jornalista e um médico não poderiam ser católicos). Cristaldo mesmo afirmou que aderiu ao ateísmo aos 15 anos, apenas para gozar da sexualidade sem deveres de consciência. Hoje, aos 60, ele pensa a mesmíssima coisa. Ora, como uma pessoa não pensa haver algo de errado em chegar a uma conclusão sobre um tema tão sério por um motivo tão banal e continuar com a mesma postura por 45 anos? A atitude dele obedeceu exatamente ao esquema do ateu militante que o Olavo descreveu numa nota de rodapé n' O Jardim das Aflições. Como ateu militante, ele se mostra extremamente desrespeitoso para com a Virgem Maria e com Jesus Cristo. Como posso respeitar quem não respeita Cristo?

Mesmo a leitura de alguns de seus livros como A Vitória dos Intelectuais e o excelente O Paraíso Sexual-Democrata (o primeiro dele) não melhoraram muito a imagem dele para mim. Tanto que o último scrap que lhe deixei foi no dia 2 de abril, por ocasião do seu aniversário. De lá para cá, nada mais, e não mais mandarei.
Janer escreveu algo de bom e poderia ter feito ainda mais, numa escala progressiva. Mas foi vítima de suas próprias fraquezas. Hoje ele age como um homem em plena decadência, que não vê nada melhor a fazer do que atirar pedras no que vier à frente, como o Papa, o Olavo de Carvalho, o Reinaldo Azevedo, etc. Também mostrou gostar de arrotar falsos conhecimentos para sustentar sua mundividência. Com isso, pelo menos para mim, ele tornou-se o característico intelectual de mesa de bar, alguém que opina levianamente sobre todos os assuntos, um tipo que já descrevi aqui num dos últimos posts. Uma pena, mas é a triste realidade.

Há meses ele acabou-se para mim. E desta vez, digo definitivamente: adeus, Cristaldo!

Marcadores:

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: