<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: O Renascer do Iberismo

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

segunda-feira, dezembro 04, 2006

O Renascer do Iberismo



Texto publicado no Cartas de Coimbra.
Na edição de 24 de outubro do corrente ano de A Cabra, o jornal universitário de Coimbra, há uma série de reportagens sobre uma possível união entre Portugal e Espanha. O Iberismo, parece ressurgir.Não demorarei em explicar seu desenvolvimento histórico, mas, em resumo, iberismo é a idéia compartilhada por alguns espanhóis e portugueses defensores de uma união política entre os dois países. É uma idéia já bastante antiga, polêmica e complexa, que retorna à pauta.
Numa pesquisa divulgada pelo semanário espanhol Sol, 27,7% dos portugueses declararam que gostariam de unir-se à Espanha. A notícia foi recebida no país de Cervantes com um misto de estranheza e perplexidade.
Os motivos, segundo analistas, é a estabilidade e o crescimento económico espanhol, atractivos para uma melhora de vida. A Espanha é hoje, junto com a Irlanda, um dos países europeus mais prósperos, ao passo que Portugal passa por uma crise econômica e um aumento da inflação, aumento esse causado principalmente pelo advento do euro no país. Mas a economia não é, obviamente, o único factor: Carlos Reis, reitor da Universidade Aberta, aponta uma “diluição nacionalista do lado português”. Os portugueses estariam perdendo o amor por sua nacionalidade, caindo num estado de descrença em relação ao próprio país. O jornalista Baptista-Bastos chega mesmo a dizer: “Considero-me um cidadão ibérico”.
Mas não só entre os portugueses o iberismo volta a manifestar-se: a revista Tiempo de Hoy aponta que 45% dos espanhóis aceitariam a união com Portugal.
Entretanto, de acordo com Santiago Petschen, professor de Relações Internacionais da Universidade Complutense de Madrid, cerca de “95% dos espanhóis sabem tanto de Portugal quanto do Sri Lanka”. É difícil imaginar a união entre dois países com relações de amor e ódio e que ainda por cima demonstrem tal grau de desconhecimento um do outro.
Numa época em que a Espanha enfrenta a agitação do ETA e as turbulências provocadas pela aprovação do novo Estatuto da Catalunha, causa imensa surpresa a idéia de unir Portugal e Espanha como um só país. Um senhor idoso espanhol, entrevistado pelo canal Tele5, da Espanha, expressou bem a surpresa com esse iberismo da parte lusitana, ao dizer: "Já não entendo nada! Os bascos querem separar-se a toda hora e agora os portugueses querem juntar-se à nos?”.
Não nego que esta é uma questão deveras complexa para ser devidamente analisada por mim, pois, apesar de ter morado por quase 1 ano em Espanha, agora estar em Portugal e ser bastante interessado nestes dois países, não julgo ter conhecimentos suficientes para posicionar-me firmemente sobre o assunto. Entretanto, pelo que conheço de Política, História e Península Ibérica, digo: a união entre os dois países me parece um enorme erro. Portugal está certo em admirar o crescimento espanhol. Pena que, ao invés de buscarem entender as causas de tal prosperidade, muitos lusos caiam numa melancolia e num antipatriotismo estéril. Se estudarem as razões de Espanha ser hoje um dos países mais prósperos do continente, verão as reformas liberais, a desburocratização, a valorização do trabalho, a defesa da propriedade privada, e tudo o mais que faz os países prosperarem.
Já Portugal ainda estar a viver sob um Estado grande, dirigista, muito burocrático. Portugal, infelizmente, não passou pelo choque liberal pelo qual passou a Espanha depois da Transição. Essas reformas fizeram com que hoje a Espanha tenha uma posição invejável no ranking mundial de liberdade econômica e trouxeram consigo a atual prosperidade espanhola. Além disso, os portugueses estão mais conformistas, menos motivados ao trabalho e ao estudo do que os espanhóis. É impossível prosperar assim.
Portanto, portugueses, mãos à obra! Não será unindo-se à Espanha que atrairão para terra de Camões a prosperidade espanhola, mas sim com trabalho, estudo e perseverança. Portugal tem muitas condições de crescer e se tornar um país riquíssimo, mais do que fora em seus dias de maior glória. Para tal, urge trabalhar, aperfeiçoar-se, desesdadualizar-se. É preciso coragem, força, e isso os portugueses têm, como já o demonstraram no passado. Chega de estatismo, de crenças em megaestados! Portugal e Espanha, separados sempre!
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: