<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Em Munich

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sexta-feira, maio 05, 2006

Em Munich


Já tardam muitos e muitos meses, bem, mas aqui retomo minhas crônicas de viagem. Parei em Stuttgart, e minha viagem prosseguiu rumo à Munich.
Munich, a capital bávara e terceira maior cidade da Alemanha, de fato, é linda. Imperdível visitar a Hofbräuhaus ( a famosísima cervejaria da cidade, na qual é enorme a vontade de tomar algumas taças). No centro da cidade, nao se pode deixar de conhecer a Marienplatz , a prefeitura, a Frauerkirche. O Deutsche Museum foi também uma maravilha. Mas uma das coisas mais interessantes da cidade nao foi isso. Foi o fato de que, pela primeira vez em nossa viagem, formamos um grupo de amigos com oqual poderíamos conversar e sair para uma balada. Foi ótimo conhecer o Leonardo (um carioca que mora em Curitiba e que também passava por Munich), o Mike (um estudante americano que viajava pela Europa) e a Suzete ,uma mexicana que acompanhava o Mike. Foi realmente ótimo curtir uma baladinha em Munich, onde afogamos nosso cansaço de andanças e viagens, e pudemos curtir uma boa noite com bebidas, música e festa. Ótimo mesmo!

Dachau

Devo fazer uma pequena observaçao sobre Dachau, uma pequena cidade bastante próxima (cerca de 30 min, de ônibus, no máximo) à Munich. Passaria despercebida por muitos, nao fosse o triste destino de ser ele, em 1933, a cidade escolhida para ser a sede do primeiro campo de concentraçao nazista. Seu desempenho agradou tanto à Hitler que o campo foi modelo para todos os mais de 30 campos de concentraçao.
Foi a primeira vez que visitei um campo de concentraçao, e fiquei de veras chocado com essas máquinas da morte nazistas. O ar é pesado e triste, mas, ainda assim, nao se tem vontade de sair logo de lá. A cada passo que dava, lembrava-me dos millares que por lá morreram e sempre me perguntava se nao desrespeitava sua morte. Agora creio que nao. Eu, que sempre fui um antinazista ferrenho, mais ainda o fiquei depois de Dachau. Espero ainda conhecer o de Auschwitz, na Polônia, que foi o maior de todos. As instalaçoes do campo, bem como seu enorme museu, por lá ficam para atestar a enormedade dos crimes nazistas.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: