<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

quarta-feira, maio 03, 2006

Meus tao escassos leitores, há dias que tento deixar a política um pouco de lado e dedicar-me à coisas mais amenas ou mesmo mas profundas, mas a sucessao de fatos, bem como as discussoes em torno da política impedem-me de fazê-lo. Assim sendo, vamos!
"A Bolívia decidiu nacionalizar a exploração dos negócios de petróleo e gás no país. O presidente Evo Morales ordenou a ocupação pelo Exército dos campos de produção das empresas estrangeiras no país, entre elas a estatal brasileira Petrobras."
"O imposto sobre o gás subirá de 50% para 82%. Caso as empresas não aceitem as medidas, terão de deixar a Bolívia num prazo de 180 dias. É a terceira vez que o governo boliviano nacionaliza seus hidrocarbonetos. As anteriores foram em 1937 e 1969, durante regimes militares."
"Além da Petrobras, operam na Bolívia as petrolíferas Repsol YPF (Espanha e Argentina), British Gas e British Petroleum (Reino Unido), Total (França), Dong Wong (Coréia) e Canadian Energy."
"A YPFB tomará o controle dos campos de produção de petróleo e gás, enquanto as companhias estrangeiras que exploram os produtos deverão regularizar sua situação no país com novos contratos em um prazo de 180 dias."
A decisao populista ( e nao adianta o Zé Dirceu dizer que nao é populista, porque é sim!) do presidente Morales vai afetar negativamente ao Brasil, aos outros investidores extrangeiros e ao povo boliviano, já que tornará o país menos interessante ao investimentos externos. Mas isso em nada incomoda aos populistas, esquerdistas e boa parte dos nacionalistas latino-americanos, visto que romper contratos e atacr a iniciativa privada faz parte indelével de suas agendas. Pelo contrário! Já vi muito esquerdista pela net louvando a atitude boliviana e ainda posando de "consciente" e "esclarecido"! Só um imbecil mesmo para nao ver os efeitos maléficos dessas políticas.
No mais, isso dará ainda muito pano para as mangas, o que proporcionará outros posts sobre o assunto por aqui.
Para terminar, só gostaria de lamentar a atutude do Presidente peruano Alejandro Toledo, em afirmar que tal foi "uma decisao soberana". Entendo que ele, ao contrário de Hugo Chávez, respeites as regras internacionais e exima-se de atacar seus homólogos, mas daí a dizer essa bobagem, a distància é considerável. Por nao limitou-se a dizer que seu país iria estimular o investimento externo ou simplesmente a ficar calado?
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: