<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Que País é Esse?

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sábado, abril 23, 2005

Que País é Esse?


Hoje nosso país (carinhosamente chamado por mim e por alguns colegas de “Bananão”) faz 505 anos de Descobrimento. Há 505 anos Pedro Álvares Cabral aportou por essas terras, trinta anos depois começou de fato a colonização e o resto vocês já sabem. Se não sabem, vão estudar!
Não vou entrar em polêmicas históricas, como a de que se Cabral aqui veio intencionalmente ou não, mas gostaria de ressaltar um fato: não houve qualquer menção, mesmo pequenina, ao Descobrimento do Brasil na mídia. Nada. Nenhuma notinha sequer. Esse é o país onde muitos exultam seu “orgulho de ser brasileiro”, indignam-se ao ouvirem qualquer boato de estrangeiros desrespeitando a nação (principalmente se os tais gringos forem americanos), revoltam-se com as críticas feitas por Diogo Mainardi à terra e, não raro, proclamam ser “o melhor país do mundo!”, “Deus é brasileiro!”.
Como pode aspirar à grandeza um país desse, um povo capaz de olvidar o dia do nascimento do seu país? Não, não pode. Não é à toa que, cada vez mais, me considero um brasileiro não-praticante.

Na foto, Pedro Álvares Cabral
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: