Que País é Esse?
Hoje nosso país (carinhosamente chamado por mim e por alguns colegas de “Bananão”) faz 505 anos de Descobrimento. Há 505 anos Pedro Álvares Cabral aportou por essas terras, trinta anos depois começou de fato a colonização e o resto vocês já sabem. Se não sabem, vão estudar!
Não vou entrar em polêmicas históricas, como a de que se Cabral aqui veio intencionalmente ou não, mas gostaria de ressaltar um fato: não houve qualquer menção, mesmo pequenina, ao Descobrimento do Brasil na mídia. Nada. Nenhuma notinha sequer. Esse é o país onde muitos exultam seu “orgulho de ser brasileiro”, indignam-se ao ouvirem qualquer boato de estrangeiros desrespeitando a nação (principalmente se os tais gringos forem americanos), revoltam-se com as críticas feitas por Diogo Mainardi à terra e, não raro, proclamam ser “o melhor país do mundo!”, “Deus é brasileiro!”.
Como pode aspirar à grandeza um país desse, um povo capaz de olvidar o dia do nascimento do seu país? Não, não pode. Não é à toa que, cada vez mais, me considero um brasileiro não-praticante.
Na foto, Pedro Álvares Cabral
<< Home