<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Albert Camus

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

sexta-feira, julho 22, 2005

Albert Camus


Desde a semana passada, fui tomado por um súbito interesse por Camus. De repente, tive vontade de ler todos os livros escritos por ele, ou pelo menos a maioria, incluindo, é claro, os principais.
Até então eu só tinha lido um de seus livros,A Queda, um monólogo protagonizado por um advogado exilado em Amsterdã, que faz, num bar de marinheiros, a confissão de seus pensamentos, seus valores e suas atitudes. Depois de assistir ao suicídio de uma mulher nas águas do Rio Sena, ele se isola completamente do mundo, abandonando inclusive uma série de hábitos cotidianos. O livro é um mergulho na decadência interior humana, tratando da podridão que o homem pode ser e fazer. É deveras complexo, não o tenho em mãos no momento (o livro não era meu) ,o li há alguns meses e meu interesse por ora não é fazer uma resenha sobre ele, razões pelas quais paro meu comentário sobre A Queda por aqui.
Pois bem. Imbuído do repentino desejo de conhecer Camus mais a fundo, fui a uma biblioteca procurar por mais obras camusianas. Além disso, separei para ler L’Étranger (sim, o original francês, para praticar), que eu peguei emprestado da minha tia faz tempo. Na biblioteca, os escolhidos foram O Exílio e o Reino e A Peste.
Tentei ler O Exílio, mas o livro de contos do Camus me pareceu pouco interessante, o que ocasionou seu abandono.Quanto à L’Étranger, meu francês não está tão desenvolvido a ponto de ler com calma os textos do escritor franco-argelino (para quem não sabe, ele tem uma linguagem um tanto peculiar. Meus professores de francês haviam me avisado, mas...) e, no momento, leio A Peste. Estou no começo, mais c’est très intéressant.
Camus, pelo menos até o ponto em que o conheço, é um existencialista; busca o sentido da existência humana na Terra. Vejo que seus livros refletem bem isso, esse drama do homem aparentemente comum mas que por dentro dilaceram-se em dilemas quanto à sua condição de seres desorientados à volta com um mundo que não compreendem, onde se sentem destituídos de um lugar.
Mais não digo, pois pouco sei e acho que estragaria o desafio da descoberta deste interessante autor. Portanto, leiam Camus, leiam bastante Camus, leiam mesmo.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: