<
Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Nova Mensagem: Bruno Tolentino no ataque

Nova Mensagem

Fábio V. Barreto

|

terça-feira, janeiro 11, 2005

Bruno Tolentino no ataque

A entrevista explosiva do poeta Bruno Tolentino, publicada na revista Veja de 20 de Março de 1996 está aqui.* Pena que só a fui ler ontem.
Apesar da data, a entrevista mostra-se extremamente atual ao atacar a mediocridade cultural reinante no Brasil. O corporativismo, a tendência à supervalorização da cultura popular, a abdicação da independência intelectual, a auto-inibição intelectual que leva nossas universidades a preferirem copiar as novidades dos "grandes centros" intelectualizados ao invés de pensarem por conta própria, nada disso escapa aos ataques certeiros de Tolentino. Mas ele não faz isso de graça: ataca a mediocridade brasileira justamente para que o Brasil revigore-se culturalmente, para que volte a ser "um país de grande vivacidade intelectual, mesmo sendo uma província", tal como era, segundo diz, quando ele foi viver na Europa, em 1964.
Para aqueles que, como eu, estão fartos da mediocridade reinante, é um prazer imenso ler uma manifestação como essa. É verdade que, no Brasil, infelizmente, tais atitudes tenham pouca repercussão. Mas espero que, com esse post, eu esteja dando, por mínima que seja, uma contribuição no esforço de retirar o Brasil do atoleiro cultural em que se encontra.

* Colhida no Jornal de Poesia.
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Acessos: